Atividades da pecuária da Norte Show começam com leilão neste domingo (20)



Foto: Ricardo Nicolau Leilões


A pecuária terá destaque especial na Norte Show 2022, com palestras voltadas ao setor, exposição de animais e leilões. As atividades já se iniciam com o 4º Leilão Integra Nortão, realizado pela Ricardo Nicolau Leilões, no próximo domingo (20.03), a partir das 13h, na Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), em Sinop.


Presencialmente e com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi, o leilão vai reunir cerca de 8 mil animais de cria, recria e engorda. De acordo com a Ricardo Nicolau Leilões, mais de 7 mil animais serão filmados e 800 poderão ser observados no recinto da Acrinorte.


Sócio da empresa, o senhor Ricardo Nicolau acredita que cerca de 500 pessoas devem passar pelo evento e destaca a qualidade do rebanho a ser leiloado. “Estamos com uma expectativa boa de público, já que há algum tempo não fazemos leilão presencial e somente virtual. Quero destacar a alta qualidade do rebanho. Está muito bom. Teremos Nelores com boa parcela de cruzamento industrial”, pontuou o empresário.


O evento conta com o apoio da Acrinorte, realizadora da Norte Show, que este ano terá uma programação especial voltada à pecuária, incluindo exposição de animais. No dia 20 de abril, segundo dia da feira, o foco maior será a pecuária. Os palestrantes do dia vão tratar sobre o sistema de integração lavoura-pecuária, nutrição animal e mercado do boi.


Terá também o leilão Norte Show Corte, com 1.500 cabeças de corte, realizado pela Ricardo Nicolau Leilões. “Acredito muito no sucesso da Norte Show, é bom termos a retomada da feira, desse convívio das pessoas. É bom que o produtor esteja presente, veja pessoalmente as novas tecnologias. Estaremos lá com nosso leilão, com nosso apoio e também com nosso estante, onde o pecuarista pode visitar, tirar suas dúvidas e nos conhecer melhor”, afirmou senhor Ricardo Nicolau.


PESQUISA NA PECUÁRIA

A Norte Show é entusiasta da Embrapa Agrossilvipastoril em pesquisa que busca a diminuição dos efeitos do gás carbônico na atmosfera. Em estudos recentes apoiados pela Acrinorte, pelo Sindicato Rural de Sinop (realizadores da feira) e pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) mostram que uma pastagem bem manejada resulta em diversos benefícios para o meio ambiente.


De acordo com Alexandre Ferreira do Nascimento, chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop, a agropecuária mato-grossense tem trabalhado em prol da sustentabilidade na produção, através de boas práticas da porteira para dentro. “O sequestro de carbono que é a retirada do CO2 da atmosfera, a agropecuária e a pecuária especificamente, por meio de adoção de boas práticas de manejo das pastagens, a gente consegue sequestrar e retirar carbono da atmosfera, bem como compensar as emissões do gado”, assegurou.


Pesquisas realizadas em Mato Grosso também buscam estudar a intensificação, que é o abate precoce dos animais. E a adoção de sistema de produção de pastagem com a inclusão de árvores, com ganhos muito visíveis.


Presidente da Norte Show e da Acrinorte, Olvide Galina acredita que ações conjuntas como essas são essenciais para garantia da manutenção da produção de alimentos em Mato Grosso, que produz muito, mas sem deixar de lado a preservação do meio ambiente.


Para que os estudos da Embrapa continuem, Acrinorte e Sindicato Rural lançam um desafio aos pecuaristas da Região Norte. “Estamos participando de uma campanha de arrecadação de bezerros. Os animais serão repassados à Embrapa para que sigam adiante com o terceiro experimento, momento em que as pesquisas se concretizarão. É importante a participação de todos os amigos pecuaristas para que consigamos juntos manter esses importantes estudos”, chamou Galina.


Para contribuir, é possível doar animal ou valor correspondente a um bezerro. Atualmente, o animal de 08 a 09 meses está cotado em R$ 3.000,00 (três mil reais). Em caso de contribuição em dinheiro, os depósitos podem ser feitos na conta da Acrinorte. A Agência é 0812, conta corrente: 01565-2. Também dá para fazer transferência via pix, a chave é o CNPJ: 00.179.481/0001-44. Comprovante da contribuição precisa ser encaminhado para o contato da Acrinorte (66) 9.9985-8392.


O objetivo é arrecadar 160 bezerros ou os valores correspondentes para a compra desses animais. “O valor arrecadado remanescente será encaminhado para o Hospital do Amor de Sinop. Com o apoio de todos, vamos provar ao mundo que pecuária e sustentabilidade andam lado a lado”, finalizou Galina.



Crop Comunicação | Assessoria Norte Show